Assinaturas

O recurso de assinatura oferece uma maneira eficiente e automatizada de cobrar clientes (assinantes). Ao criar uma assinatura, você só precisa especificar o plano desejado, associar o cliente à assinatura e fornecer um identificador exclusivo para ela. Se preferir, é possível criar o cliente e seus detalhes de pagamento simultaneamente durante o processo de assinatura, simplificando ainda mais a gestão do ciclo de cobrança.

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Assinatura e planos

Lembre-se de que uma assinatura só pode ser criada quando o plano associado estiver ativo.

Status das assinaturas

Toda assinatura possuí um estado que define a atual situação do seu processo de criação/utilização. A tabela a seguir apresenta todos os possíveis estados que podem ser associados a uma assinatura, juntamente com suas descrições:

EstadoDescrição
ATIVO (ACTIVE)A assinatura está ativa, com a fatura paga e pagamento aprovado dentro do ciclo vigente do plano.
ATRASADA (OVERDUE)A fatura está em atraso, e o pagamento foi negado (aplica-se apenas a assinaturas com cartão). Para boletos, este estado não é aplicável.
AÇÃO PENDENTE (PENDING_ACTION)O pagamento foi negado e no motivo consta NÃO TENTE NOVAMENTE. Esse status aplica-se apenas para assinaturas que utilizam cartão como meio de pagamento. Não serão executadas retentativas automática para assinaturas com esse status.

Um novo cartão válido precisa ser informado e uma nova retentativa de cobrança pode ser feita manualmente. A opção manual estará disponível se houver ao menos uma retentativa automática agendada.

Caso nenhuma ação seja realizada, a assinatura se manterá com o status por 7 dias. Em seguida a assinatura terá o status alterado para SUSPENDED ou CANCELED, conforme a preferência configurada.
CANCELADA (CANCELED)O estabelecimento cancelou a assinatura por razões relacionadas ao cliente, falta de pagamento ou outros problemas. Alternativamente, o pagamento foi negado após todas as tentativas (configurável). Este é um estado final que não sofre alterações.
EXPIRADA (EXPIRED)O ciclo da assinatura chegou ao fim, e todas as faturas e pagamentos precisam estar com status pago. Este é um estado final.
PENDENTE (PENDING)Este é o estado inicial associado a criação de uma assinatura. O estado fica pendente até que o pagamento via cartão seja autorizado ou o boleto seja compensado pela instituição financeira.
SUSPENSA (SUSPENDED)O estabelecimento pode suspender uma assinatura a qualquer momento utilizando a API ou o painel. Cada método de pagamento apresenta comportamentos distintos:

- Cartão de Crédito: Se o estabelecimento configurou a suspensão da assinatura após todas as tentativas de cobrança falharem, a suspensão será automática.
- Boleto: Caso não haja pagamento em até 7 dias, o sistema suspenderá automaticamente a assinatura.

Em caso de dúvidas sobre a permanência da suspensão ou a possibilidade do estabelecimento configurá-la para cancelamento, entre em contato com o time de suporte do PagBank.
TRIALA assinatura foi criada a partir de um plano com período de teste (trial).

Os estados CANCELED e EXPIRED são estados finais. Ou seja, você não pode reativar uma assinatura após ela assumir um desses estados. Portanto, se o seu cliente deseja reativar a utilização do seu produto ou serviço, será necessário a criação de uma nova assinatura.

Endpoints

A API de assinaturas do PagBank disponibiliza os seguintes endpoints para facilitar a gestão de suas assinaturas:

Objeto Assinatura

A API de Assinaturas utiliza o objeto Assinatura. Para identificar todos os parâmetros, seus respectivos tipos e exemplos de cada parâmetro do objeto, acesse Objeto Assinatura.

Pro Rata

O Pro Rata é um cálculo realizado para ajustar o valor de uma fatura quando a data de pagamento do cliente é modificada. Esse cálculo assegura que o pagamento seja proporcional ao período efetivamente utilizado do plano durante um ciclo de cobrança.

O cálculo de Pro Rata será aplicado nas seguintes condições, em ordem de validação:

  • O cliente ativou a configuração de Pro Rata na solicitação (pro_rata = true).
  • O cliente alterou a data de pagamento na solicitação utilizando o parâmetro best_invoice_date.

É necessário que os parâmetros pro_rata = true e best_invoice_date sejam enviados para que a configuração seja aplicada corretamente. Caso um desses parâmetros não seja informado, a alteração não será realizada.

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O Pro Rata pode ser configurado no momento da criação ou edição de uma assinatura.