Serviços de pedidos e pagamentos

A API de pedidos e pagamentos do PagBank oferece uma ampla gama de funcionalidades para impulsionar o seu negócio. Esta página aborda as diversas possibilidades associadas a essas funcionalidades com uma perspectiva de negócio. Se você necessita de uma compreensão mais técnica do processo de utilização, acesse a página de Casos de Uso, onde você encontrará uma lista completa de guias que detalham todos os passos para a criação de pagamentos utilizando diferentes métodos de pagamento.

Aqui você encontra informações sobre os seguintes tópicos:

  • Criação de pedidos e pagamentos.
  • Pagamento com Cartões, utilizando recursos como token e 3DS.
  • Pagamentos com Boleto Bancário e PIX.
  • Descrição do recurso de Pagar com PagBank.
  • Informações sobre o processo de divisão do pagamento e cancelamento de pagamentos.
  • Como realizar o repasse taxas ao comprador.

Criação de pedidos e pagamentos

Ao utilizar a API de pedidos e pagamentos do PagBank, você tem as seguintes opções:

  • Criar o pedido e depois realizar o pagamento: duas chamadas a API são necessárias, uma para criar e outra para pagar o pedido.
  • Criar e pagar o pedido: você cria e realiza o pagamento na mesma ação. Para utilizar essa opção, você deve fornecer tanto os dados do pedido como os dados do meio de pagamento ao mesmo tempo.

Essas duas opções podem ser utilizadas por diferentes métodos de pagamento.

Pagamento com Cartões

No PagBank você pode utilizar criptografia para processar cobranças com cartão de crédito diretamente no ambiente da loja virtual, sem a necessidade de redirecionar o comprador para uma página externa de pagamento. Isso é ideal para quem não possui certificação PCI DSS Compliance, oferecendo segurança e flexibilidade para qualquer modelo de negócio.

Além da proteção dos dados, outros benefícios estão disponíveis, como:

  • Simplicidade de cobrança: opções para cobranças em um ou dois passos.
  • Tokenização de Cartão: possibilita salvar cartões para cobranças futuras.
  • Criptografia offline: a segurança é garantida sem a necessidade de conexões com servidores externos.

Com relação ao funcionamento, você precisa levar em consideração os seguintes fatores:

  • Apenas a conta PagBank associada à chave pública pode processar as cobranças.
  • Cada cartão criptografado pode ser utilizado apenas uma vez, independente do resultado da operação.
  • Os cartões criptografados podem ser usados dentro de 48 horas após a geração.

Para explorar a implementação técnica dessa opção, acesse Criar e pagar um pedido com cartão.

Você também tem a opção de repassar as taxas ao comprador em compras parceladas. Nesse caso, as informações de implementação são apresentadas em Criar pedido com repasse de taxa ao comprador.

Caso você deseje armazenar os dados dos cartões do seu cliente, você deve explorar os recursos de tokens.

Utilizando tokens para pagar com Cartão

A tokenização é o processo de substituição dos dados sensíveis do cartão do seu cliente, como número, CVV e validade, por números alternativos, denominados de tokens. Assim, os dados do cartão ficam armazenados em um ambiente seguro, enquanto os tokens são utilizados no momento da realização do pagamento, aumentando a segurança e as taxas de aprovação das transações.

No PagBank, você pode optar entre duas opções de tokenização:

  • Token PagBank: O processo de tokenização e armazenamento dos dados do cartão é realizado pelo PagBank. Acesse Criar e pagar pedido com token PagBank mais informações sobre a implementação.
  • Token de Bandeira: O processamento de tokenização e armazenamento é realizado pela bandeira do cartão. O processo de criação do token é uma ação não vinculada ao PagBank. Portanto, você deverá realizar esse processo por conta própria e fornecer o token resultante no momento da criação do pagamento. Acesse Criar e pagar pedido com token de bandeira para mais informações sobre a implementação.

Autenticação 3DS

Se você deseja aceitar pagamentos com Cartão, a utilização da autenticação 3DS irá melhorar a segurança do processo. O 3DS é um protocolo de autenticação no comércio eletrônico projetado para garantir transações seguras com cartões, visando aumentar a confiabilidade tanto para vendedores quanto para consumidores e reduzir fraudes.

A utilização de 3DS traz uma série de benefícios como:

  • Aumento de segurança: utiliza dezenas de variáveis para autenticar transações.
  • Redução de chargebacks: quando uma transação é autenticada, o banco emissor assume a responsabilidade por chargebacks fraudulentos, reduzindo os custos para o vendedor.
  • Aceitação de Cartão de Débito: facilita os pagamentos com cartão de débito em plataformas de e-commerce, ampliando as opções para os consumidores.

Além disso, é recomendado que se utilize o 3DS quando:

  • Deseja adicionar uma camada extra de proteção às transações online.
  • Busca reduzir os custos relacionados a chargebacks.
  • Pretende aceitar pagamentos com cartão de débito.

Ao utilizar o 3DS, a transação pode ocorrer com ou sem desafio:

  • Sem desafio: o banco emissor reconhece as informações como suficientes para autenticar o consumidor, sem a necessidade de validação adicional. Assim, o pagamento pode proceder normalmente.
  • Com desafio: o banco emissor não consegue garantir a autenticidade do consumidor e requer uma validação adicional, que pode ser feita via SMS, token, aplicativo, entre outros meios.

Pagamentos com Boleto Bancário

Utilizando a API de pedidos e pagamentos você pode oferecer a opção do Boleto Bancário como forma de pagamento aos seus clientes. Esse serviço é perfeito para você que busca uma forma direta e descomplicado para gerar Boletos.

Ao emitir um Boleto através do PagBank, você pode oferecer duas formas para que o comprador possa acessá-lo:

  • Linha digitável: facilita o pagamento, permitindo que o cliente copie e cole o código diretamente em seu internet banking ou aplicativo bancário.
  • Link para impressão do Boleto: permite que o cliente visualize o boleto pronto para impressão e/ou pagamento.

A página Criar e pagar pedido com Boleto apresenta os detalhes da implementação técnica dessa opção de pagamento.

Pagamentos com PIX

Você também tem a opção de oferecer o PIX como forma de pagamento para os seus clientes. A API do PagBank irá fornecer um QR Code para que o seu cliente consiga facilmente escanear e realizar o pagamento. No entanto, cada QR Code poderá ser utilizado em um único pagamento. Atualmente, o sistema PagBank suporta a criação de apenas um QR Code por pedido.

Para você utilizar esse serviço você deve cadastrar ao menos uma chave PIX na sua conta PagBank.

A página Criar pedido com QR Code (PIX) apresenta os detalhes da implementação técnica dessa opção de pagamento.

Utilizando o recurso de Pagar com PagBank

A API de Pedidos do PagBank também possibilita que você utilize o recurso de Pagar com PagBank. Com essa opção, os consumidores podem utilizar a carteira digital do PagBank para pagar por seus pedidos. O Pagar com PagBank traz mais rapidez, segurança e praticidade na hora de realizar uma compra online. Além de contar com a base de milhões de potenciais compradores usuários do PagBank.

O pagamento é realizado no dispositivo móvel do comprador, através do aplicativo PagBank e poderá ser realizado com saldo disponível na conta PagBank, cartão de crédito à vista ou parcelado. Você pode fornecer a opção de Pagar com PagBank tanto em aplicativos, como em aplicações web.

Divisão do pagamento

O recurso de divisão de pagamento, também chamado de split de pagamento, permite que um único pagamento seja distribuído entre diferentes recebedores de maneira simples, prática, flexível e segura. Esse recurso pode ser utilizado em pagamentos utilizando Cartão de Crédito, Boleto Bancário ou Pix, sendo possível dividir o pagamento entre até 15 recebedores.

Você pode escolher entre realizar a divisão informando valores fixos ou percentuais a serem destinados a cada recebedor em uma transação. Além disso, o recurso de divisão de pagamento está disponível para pagamentos em um passo (com captura) ou em dois passos (pré-autorização seguida de captura).

Em todas as divisões, existe um recebedor primário e pelo menos um secundário. O primário paga integralmente as taxas e tarifas da transação sobre o valor total. A liquidação ocorre nas contas PagBank de cada recebedor, seguindo o prazo de recebimento do primário. Cada recebedor tem acesso ao seu extrato de transações, com diferentes níveis de visibilidade dependendo do papel na transação.

Em casos de chargeback, o valor é integralmente debitado do primário, que também é o único autorizado a solicitar o cancelamento da transação. Se o primário quiser recuperar o valor do chargeback que foi debitado dele, é necessário informar, no momento de criar o pedido com divisão do pagamento, o recebedor secundário para quem quer repassar este valor. Caso tenha interesse em utilizar o repasse de cobrança de chargeback, é necessário entrar em contato com seu gerente de conta para solicitar autorização.

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Suporte

Para mais detalhes sobre o processo de divisão de pagamento ou para esclarecer dúvidas, entre em contato com nosso time comercial pelo e-mail [email protected].

Para aprender como executar a implementação da divisão do pagamento, acesse Divisão do pagamento.

Cancelamento de pagamentos

O Recurso de cancelamento de pedidos permite a devolução, parcial ou total, do valor pago pelo comprador, independentemente do método de pagamento utilizado. É importante destacar que essa opção estará disponível, desde que a cobrança seja elegível para reembolso.

O processo de cancelamento pode varia dependendo do método de pagamento utilizado. A seguir são listadas as características associadas a cada opção de método de pagamento disponível:

  • Cartão de Crédito: o reembolso padrão para cobranças por cartão de crédito será refletido nas próximas faturas. O prazo máximo de reembolso é de 350 dias após a autorização da cobrança.

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Cancelamento de cobranças autorizadas

No caso da cobrança ter sido autorizada mas não capturada em compras com Cartão de Crédito, o valor será restituído imediatamente na fatura do cartão do cliente. Nesses casos, somente a devolução total é permitida.

  • Cartão de Débito: o prazo máximo de 350 dias para reembolsos após a autorização da cobrança. Para cartões de débito da bandeira Mastercard, o prazo máximo é de 180 dias.
  • Boleto: por padrão, o reembolso para cobranças via Boleto será creditado no saldo da conta PagSeguro. Caso o comprador não tenha uma conta, ele receberá instruções por e-mail para criá-la. O prazo máximo para reembolsos após a autorização da cobrança é de 90 dias.
  • PIX: o reembolso para cobranças via Pix será estornado na conta de origem do pagamento. O prazo máximo para reembolsos após a autorização da cobrança é de 90 dias.

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Reembolsos parciais

Não existe limite de reembolsos parciais que você pode executar. No entanto, o valor total da soma dos reembolsos parciais não deve ser superior ao valor da compra.

No caso da realização de reembolsos parciais, o status da cobrança não é alterado. O status mudará para cancelado, somente quando o valor total da compra for reembolsado.

Repasse taxas ao comprador

A funcionalidade de repassar taxas ao comprador, autorizada pela Lei n. 13.455/17, oferece ao vendedor a capacidade de ajustar o preço de seus produtos e serviços com base no prazo e método de pagamento escolhidos pelo comprador. Isso permite adaptar-se às preferências de negócio do vendedor sem afetar sua receita.

Ao adotar essa opção, você pode:

  • Escolha o número de parcelas oferecidas ao comprador em cada transação.
  • Determine quantas parcelas resultarão em um aumento do preço do produto.

Ao optar por adotar essa opção, você tem como benefícios:

  • Flexibilidade para ajustar o valor do produto com base no número de parcelas.
  • Capacidade de receber o valor total da venda conforme o plano de recebimento escolhido.
  • Potencial para aumentar as vendas.

A opção de repassar as taxas para o comprador oferece uma maneira eficaz de adaptar a precificação às necessidades do mercado, proporcionando benefícios tanto para você quanto para o comprador. Para mais informações sobre a implementação dessa opção acesse Criar pedido com repasse de taxa ao comprador.


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