Pagamentos
Ao administrar assinaturas, é essencial compreender o estado tanto das faturas quanto dos pagamentos associados a cada ciclo. É importante entender que a fatura é o pedido de pagamento, enquanto o pagamento é a execução efetiva da transação financeira. Portanto, cada ciclo da assinatura estará associado a uma fatura que será considerada paga quando a operação financeira de pagamento for executada.
Status
A seguir, fornecemos uma visão detalhada dos status de fatura e pagamento.
Fatura (Invoice)
Na tabela abaixo você encontra uma lista dos possíveis estados associados as faturas e suas respectivas descrições.
Estado | Descrição |
---|---|
AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO (WAITING) | Utilizado para pagamentos em boleto, especialmente na primeira ocorrência. |
PAGO (PAID) | A fatura foi paga com sucesso. |
ATRASADO (OVERDUE) | A fatura está atrasada em relação à data de vencimento. |
AÇÃO PENDENTE (PENDING_ACTION) | O pagamento foi negado e no motivo consta NÃO TENTE NOVAMENTE . Esse status aplica-se apenas a assinaturas com cartão. Não será realizada uma retentativa automática para a assinatura. |
NÃO PAGO (UNPAID) | A fatura não foi paga. |
A fatura irá assumir o estado PAGO
após o pagamento assumir o estado CONCLUIDO
.
Pagamento (Payment)
Na tabela abaixo você encontra uma lista dos possíveis estados associados aos pagamentos e suas respectivas descrições.
Estado | Descrição |
---|---|
PENDENTE (PENDING) | O pagamento está aguardando processamento. |
ESTORNADO (REFUNDED) | O pagamento foi cancelado, e o estorno foi efetuado. |
CONCLUÍDO (APPROVED) | O pagamento foi aprovado com sucesso. |
CANCELADO (DENIED) | O pagamento foi negado. |
NÃO PAGO (UNPAID) | O pagamento não foi efetuado. |
Retentativas automáticas
No caso em que o pagamento não foi configurado para retentativas no endpoint de preferências do estabelecimento, o Pagseguro Assinaturas realizará automaticamente retentativas de pagamento, seguindo o padrão de 3 retentativas, uma por dia. As retentativas automáticas são associadas à mesma fatura. Para maiores informações acesse a página de Retentativas automáticas
Retentativas de pagamento automáticas
Ao criar a assinatura, você pode definir o número de retentativas de pagamento que serão executadas no caso de falha no pagamento com a opção de pagamento disponibilizada.
Caso o pagamento não tenha sido configurado para utilizar retentativas, o sistema de Pagamentos Recorrentes do PagBank realizará automaticamente retentativas de pagamento. Nesse caso, o sistema executará três tentativas de finalizar o pagamento, uma por dia. Essas retentativas automáticas são associadas à mesma fatura.
Estornos de pagamentos
Estorno de pagamento é a devolução de um valor pago, em comum acordo entre vendedor e o comprador. Essa opção é utilizada para casos como de cancelamento de cobrança já efetuada com sucesso. É importante saber que não é possível estornar uma cobrança com status diferente de PAGO (Paid)
. Também não é possível reverter um estorno já realizado.
O sistema de Pagamentos Recorrentes do PagBank suporta apenas o estorno total de transações realizadas no cartão de crédito ou boleto. O estorno total deve ser realizado utilizando a API de Pagamentos Recorrentes do PagBank. Você não precisa informar o amount
para o estorno total.
A opção estorno parcial do valor da fatura ainda não está disponível. Caso seja necessário realizar um estorno parcial, você pode utilizar um dos canais listados a seguir:
- Mobile (terminais e Aplicativo)
- Ibanking
- Via atendimento (central)
- E-mail: [email protected]
- API externa (API de cancelamento)
Após o estorno ser executado, os staus de fatura e pagamento serão os seguintes:
- Fatura:
NÃO PAGO (Unpaid)
. - Pagamento:
ESTORNADO (Refunded)
.
Devolução do valor
Para estorno de pagamento realizado com cartão de crédito a devolução ocorrerá através da fatura do cartão de crédito em até 2 dias uteis.
Para estornos de pagamento realizado com boleto, o valor ficará disponível na conta Pagbank do cliente.
Endpoints
A API de Pagamentos Recorrentes do PagBank fornece os seguintes endpoints para facilitar a gestão de faturas e pagamentos:
- Consultar fatura: Obtenha detalhes específicos de uma fatura usando seu identificador único.
- Listar pagamentos: Visualize a lista completa de todos os pagamentos associados a uma fatura.
- Consultar pagamento: Obtenha detalhes específicos de um pagamento usando seu identificador único.
- Criar estorno: Efetue o estorno de um pagamento previamente realizado.
- Consultar estornos: Obtenha informações sobre estornos de pagamentos associados a uma fatura específica.
- Listar estornos do vendedor: Visualize a lista completa de estornos realizados pelo estabelecimento.
- Listar estornos do pagamento: Visualize a lista completa de estornos associados a um pagamento específico.
- Listar pagamentos: Visualize a lista completa de todos os pagamentos registrados em sua conta.
Updated 6 months ago