O EDI (Electronic Data Interchange) do PagBank é a solução para clientes que gerenciam um grande volume de informações e desejam automatizar a conciliação de forma prática e eficiente. Esses são os tipos de movimentações que você pode acessar:

  • Transacional: Tenha acesso a todos os detalhes das transações, incluindo vendas, chargebacks, cancelamentos, ajustes a crédito ou débito e detalhes de SPLIT, dentro de um dia em específico, para compor o saldo a receber.
  • Financeiro: Tenha acesso a todas as liquidações das transações, incluindo pagamentos, chargebacks, cancelamentos, transferências entre contas PagBank, cashouts e movimentações relativas às transações antecipadas via Mesa PagBank, com todos os eventos confirmados de recebíveis detalhados por parcela.

📘

Os extratos não são gerados instantaneamente. Devido ao processo de sincronização, as informações sempre se referem à movimentação do dia anterior (D-1). Com o EDI do PagBank, você tem acesso a todo o conteúdo que precisa para uma gestão financeira ágil e organizada.

📘

Limitações

É importante estar ciente de que nem todas as operações são incluídas na geração dos extratos EDI. Fique atento a essas limitações, para um melhor entendimento do extrato. As seguintes transações não estão contempladas:

Tentativas Não Autorizadas: Apenas transações confirmadas são consideradas.
Vendas com Vouchers: Formas de pagamento como Sodexo, VR, TR, VA, Alelo, entre outras, não são incluídas.
Recargas em Maquininhas: Operações de recargas em maquininhas também não aparecem nos extratos.

Material complementar

Acesse e faça o download do documento com o layout de especificação do Extrato Eletrônico EDI do PagBank.

Pré-requisitos

Para utilizar os extratos EDI, você precisa:

  1. Possuir uma conta de vendedor cadastrada no PagBank.
  2. Solicitar a disponibilização via portal.

Formas de integração para consumo dos Extratos EDI

Os extratos EDI podem ser disponibilizados de duas maneiras:

  1. Via API: Acesso à API EDI no formato JSON.

  2. Arquivo*: Envio através de uma VAN** de tráfego, onde é possível fazer o download dos extratos através de um portal ou aplicação dedicada (este serviço será descontinuado em breve).

*Este tipo de integração será descontinuado em breve. Recomendamos que a integração seja feita por API.
**Não há custos de VAN para o cliente.

API EDI

Para você utilizar o serviço de EDI, o PagBank disponibiliza dois endpoints:

  • Consultar movimentos: Este endpoint fornece o retorno das movimentações solicitadas. Para utilizá-lo, você precisa de um token* de produção válido. Atualmente, estamos na versão 3.00.
  • Verificar validade do token ClientId: Este endpoint fornece a possibilidade de checar se o token que você possui é válido.

*Esse não é o token da sua conta. O token da API EDI deve ser solicitado via portal.

Token API EDI

Antes de começar, você precisa criar um token que vai autenticar suas chamadas. Para isso, siga estas etapas:

  1. Abra um chamado solicitando seu token pelo portal do PagBank. O time do PagBank tem um prazo de 2 dias úteis para realizar o primeiro contato.
  2. Selecione Novas Ativações - EDI.
  3. Em Quem é você? selecione se você é um:
    • Cliente PagBank
    • Integrante do time Comercial
    • Conciliador
  4. Você deverá informar o seu nome, se é uma empresa ou pessoa física, a razão social, e-mail e telefone para contato.
  5. Em Qual o tipo da sua solicitação?, Selecione Geração de token API EDI.
  6. No campo Descrição, informe se você deseja:
    1. 1xN: 1 Token para diversos ID's de estabelecimento.
    2. 1x1: 1 Token para cada ID de estabelecimento informado.

📘

Se tiver mais de um estabelecimento, escolha a opção de 1xN. Assim, apenas o USER (ID) será alterado, e o Token será o mesmo para a demonstração das informações.

  1. O Token será gerado e enviado ao e-mail informado no formulário de solicitação.

Solicitação de extratos pelo conciliador

Qualquer conciliador ou software de conciliação pode passar pelo processo de homologação. Uma vez homologado, o conciliador tem acesso a:

  • Geração de um token único e replicação desse token para os clientes: Torne suas operações ainda mais seguras e eficientes.
  • Disponibilização dos extratos por API: Para novas homologações, os extratos estarão disponíveis apenas via API. A opção de arquivos será descontinuada e não está disponível para novas homologações.

Abaixo você encontra um exemplo das opções disponíveis quando você utilizar o portal para realizar a sua solicitação.

Ao realizar a sua solicitação, não se esqueça de informar a quantidade de clientes a serem ativados e anexar o Termo de Adesão assinado pelo(s) cliente(s), contendo o CNPJ. O token será enviado para o e-mail indicado em até 2 dias úteis.

📘

Para softwares de conciliação e/ou sistemas de PDV que ainda não estão homologados com o PagBank, a solicitação deve ser feita diretamente pelo cliente.

O processo de homologação pode ser solicitado através do e-mail [email protected].

Cenários de teste

A solução EDI do PagBank não oferece um ambiente Sandbox de teste. No entanto, você pode explorar vários cenários de teste específicos, com a opção de download de arquivos txt ou JSON. Isso permite que você teste e ajuste suas integrações de forma segura. Acesse a página Cenários de teste para verificar todos os exemplos disponíveis.

Se precisar de mais informações ou ajuda entre em contato através do e-mail [email protected].

🚧

Disponibilidade ambiente de teste

É importante enfatizar que a solução EDI do PagBank não possui um ambiente de teste (SandBox). Portanto, todas as solicitações realizadas para os endpoints disponibilizados retornarão dados de operações reais.


© 1996- Todos os direitos reservados.

PAGSEGURO INTERNET INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO S/A - CNPJ/MF 08.561.701/0001-01

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.384, São Paulo - SP - CEP 01451-001