O EDI (Electronic Data Interchange) da adquirente PagBank, oferece todos os dados indispensáveis para os clientes que lidam com um grande volume de informações e têm demanda por automatizar o processo de conciliação.

Temos os seguintes movimentos:

  • Transacional: Lista toda movimentação a receber, considerando eventos como: vendas, chargebacks, cancelamentos e outros ajustes a crédito e a débito dentro do período especificado no header, que afetam o saldo a receber do cliente da adquirente PagBank (recebíveis agendados).
  • Financeiro: Apresenta toda movimentação de liquidação das transações, considerando eventos como pagamentos, chargebacks, cancelamentos, ajustes à crédito e à débito, transferências entre Contas PagBank e transferências efetuadas para contas em domicílios bancários, dentro do período especificado no header, que afetam o saldo disponível (recebíveis liquidados) do vendedor PagBank.
  • Antecipação: Demonstra toda movimentação relativa à liquidação das transações que foram antecipadas via Mesa PagBank (antecipação manual). São enviados todos os eventos confirmados de recebíveis antecipados, detalhados por parcela antecipada, dentro do período especificado no header, que afetam o saldo disponível do vendedor PagBank.

Os extratos não são gerados instantaneamente. Devido ao processo de sincronização, as informações no extrato, sempre se referem a movimentação do dia anterior (D-1).

📘

Limitações

Nem todas as operações são incluídas ao gerar os extratos. As seguintes operações não são incluídas nos extratos:

  • Tentativas não autorizadas de compras, apenas transações confirmadas.
  • Vendas com formas de pagamento do tipo Voucher (exemplo: Sodexo, VR, TR, VA, Alelo, etc).
  • Recarga realizadas nas maquininhas.

Material complementar

Acesse e faça o download do documento contento o layout de especificação do arquivo do Extrato Eletrônico EDI do PagBank​.

Pré-requisitos

Para utilizar o serviço de EDI, você precisa possuir uma conta de vendedor cadastrada no PagBank e, depois, solicitar a disponibilização via portal.

Disponibilização dos extratos EDI

Os extratos EDI podem ser liberados via API ou no formato .txt, o envio pode ser feito diretamente ao cliente de duas formas:

  • API: liberamos acesso a nossa API EDI no formato JSON.
  • Arquivo: o envio é através de uma VAN* de tráfego, onde é fornecido um portal e/ou uma aplicação ao qual é possível realizar o download dos extratos.

*Não há nenhum custo ao cliente para o envio via VAN.

Um conciliador também pode solicitar a geração ou replicação de um Token e até mesmo o envio no formato arquivo pelo mesmo link, desde que seja homologado no PagBank. Porém, na solicitação deverá conter a quantidade de clientes a serem ativados e Termo de Adesão assinado pelo(s) cliente(s) contendo o CNPJ deve ser anexado. O Token será enviado para o e-mail informado na solicitação e tem 2 dias úteis de prazo para atendimento.
Em caso de softwares de conciliação e/ou sistemas de PDV não homologados como Conciliadores no PagBank, a solicitação deverá ser oriunda do próprio cliente.

Token API EDI

Antes de iniciar o uso do serviço de EDI é preciso criar um token que será utilizado para autenticar as chamadas. Abaixo estão as etapas desse procedimento:

  1. Abra um chamado de solicitação de Token através do portal do PagBank. Existe um prazo de 2 dias úteis para o primeiro contato.
  2. Selecione Novas Ativações - EDI.
  3. Em Quem é você? selecione se você é um:
    • Cliente PagBank
    • Integrante do time Comercial
    • Conciliador
  4. Informe seu nome, se é uma empresa ou pessoa física, a razão social, e-mail e telefone para contato.
  5. Em Qual o tipo da sua solicitação?, Selecione Geração de token API EDI.
  6. No campo Descrição, informe se você deseja:
    • 1xN: 1 Token para diversos ID's de estabelecimento.
    • 1x1: 1 Token para cada ID de estabelecimento informado.
      Caso tenha mais de um estabelecimento, indique a opção 1xN. Nesse caso será alterado apenas o USER (ID), pois o Token será o mesmo para demonstração das informações.
  7. O Token será gerado e enviado ao e-mail informado no formulário de solicitação.

API EDI

Para você utilizar o serviço de EDI, o PagBank disponibiliza dois endpoints:

🚧

Disponibilidade ambiente de teste

É importe enfatizar que a solução EDI do PagBank não possui um ambiente de teste (SandBox). Portanto, todas as solicitações realizadas para os endpoints disponibilizados estará retornando dados de operações reais.