Integração SmartPOS
Integração SmartPOS
A integração da SmartPOS é destinada aos clientes parceiros do PagBank que desejam criar aplicações Android próprias e operar sob a adquirência do PagBank. As aplicações personalizadas podem ser utilizadas em um dos terminais do PagBank:
- P2-B
- P2-A11
- PAX A930
- PAX A50
- SK800
Todos os terminais PagBank possuem a biblioteca PlugPag previamente instalada, eliminando a necessidade de download adicional. Durante a fase de desenvolvimento, é possível validar a aplicação compilando o projeto em modo debug e transferindo via cabo USB para o terminal PagBank.
Se você deseja desenvolver uma aplicação, entre em contato com o seu gerente comercial ou preencha o formulário disponível no site para ser direcionado ao responsável.
O terminal debug enviado já vem configurado para o ambiente de testes. No entanto, para realizar transações, é necessário ativá-lo utilizando o código 749879.
Para verificar se o seu terminal está configurado corretamente para o Ambiente Base, acesse: Aplicativo → Informações de Sistema → Suporte → Apontamento Ambiente PagBank → Selecionar Ambiente Base → Realizar ativação.
Pré-requisitos para desenvolvimento
Antes de iniciar o desenvolvimento da sua aplicação nos terminais PagBank, é importante atender aos seguintes requisitos:
- A biblioteca PlugPag é compatível com API Level 23 (Android 6) à API Level 30 (Android 11), alinhada com as versões do Android presentes nos terminais. Para o TargetSDK da aplicação, recomendamos a utilização da versão 30 ou superior.
- As chamadas dos métodos da classe PlugPag devem ser feitas em background threads para evitar travamentos. Caso sejam executadas na UI Thread (Thread principal), o aplicativo pode apresentar erros como ANR (Application Not Responding). Além disso, algumas chamadas utilizam requisições remotas via internet, tornando sua execução na thread principal inviável.
- Não chame o serviço de pagamento ou estorno múltiplas vezes antes da finalização de uma operação. Chamadas concorrentes podem causar comportamentos inesperados no serviço, exigindo que o aplicativo seja reiniciado para liberar o serviço. Além disso, chamadas simultâneas podem resultar no erro SV03 (Serviço Ocupado).
- Recomenda-se que os aplicativos integradores utilizem ferramentas de monitoramento e análise de desempenho, como Firebase Crashlytics e Firebase Analytics, para garantir maior estabilidade e obter insights sobre o comportamento do usuário. Essas soluções permitem identificar falhas e implementar melhorias contínuas.
- Otimize o consumo de dados do aplicativo. O chip de dados fornecido pelo PagBank deve ser utilizado de maneira eficiente para evitar custos desnecessários. O consumo médio mensal estimado é de 30 MB, distribuídos da seguinte forma:
- 15 MB para transações.
- 5 MB para consultas.
- 10 MB para aplicativos de gerenciamento.
Como iniciar a integração com as SmartPOS do PagBank
Para iniciar o processo de integração com o PagBank, siga os passos abaixo:
1. Contato comercial
O primeiro passo é preencher o formulário de solicitação de parceria. Nossa equipe comercial entrará em contato para entender seu modelo de negócio e validar sua empresa junto ao time de PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro).
2. Reunião técnica
Após a aprovação comercial, será agendada uma reunião técnica com a equipe de integração, onde será apresentada a jornada de desenvolvimento e esclarecidas dúvidas iniciais. Após essa etapa, será enviado o terminal de desenvolvimento (debug).
3. Desenvolvimento
Com o terminal de desenvolvimento em mãos, você poderá iniciar a integração utilizando o nosso SDK de pagamentos. Durante essa fase, recomendamos que siga a documentação oficial e, caso tenha dúvidas, abra um chamado com o time de integração. Para solicitar suporte adicional, utilize o formulário de atendimento.
4. Homologação
Quando sua aplicação estiver finalizada e utilizando todas as chamadas do SDK PagBank, será necessário abrir um chamado para solicitar a homologação do aplicativo utilizando o formulário de atendimento. Nesta etapa, será necessário fornecer informações que serão utilizadas para validar o .apk
.
5. Disponibilização do app na loja PagBank
Após a aprovação do .apk
, a equipe de integração orientará sobre os próximos passos para disponibilizar o aplicativo na Loja PagBank. Atualmente, trabalhamos com o modelo de loja fechada, onde a aplicação fica disponível apenas para os clientes atrelados ao seu grupo.
Acesso à loja PagBank (Loja Fechada)
O acesso à Loja PagBank é concedido após a homologação do aplicativo, permitindo o gerenciamento das versões publicadas e dos terminais vinculados.
Atualmente, os aplicativos são disponibilizados apenas no formato de loja fechada. Isso significa que o aplicativo ficará disponível apenas para os terminais (SmartPOS) vinculados ao grupo do desenvolvedor (reseller).
Para vincular um terminal ao seu grupo, é necessário abrir um chamado utilizando o formulário de atendimento e selecionar a opção Vincular terminal ao aplicativo. Esse processo garante que somente os dispositivos autorizados tenham acesso ao seu aplicativo.
Principais funcionalidades da Loja PagBank
- Submissão de novas versões do aplicativo.
- Controle dos terminais vinculados ao reseller (grupo).
- Relatórios de uso e desempenho.
- Criação de lojas de aplicativos.
- Geolocalização dos terminais.
- Envio de comandos remotos para instalação/desinstalação do app.
Requisitos para submissão de aplicativos na Loja PagBank
Ao submeter o aplicativo é necessário atender aos seguintes requisitos:
- O aplicativo deve manter a mesma assinatura digital desde a primeira versão publicada.
- O packageName deve ser o mesmo das versões anteriores.
- O version code deve ser sempre superior ao da última versão enviada.
- O aplicativo deve obrigatoriamente utilizar o SDK PagBank, incluindo funcionalidades como transações, impressão e NFC.
- 100% das transações devem ser processadas via PagBank (crédito, débito, Pix, etc.).
- O aplicativo deve estar sempre atualizado com a versão mais recente do SDK.
- Deve possuir uma seção de "Fale Conosco" ou "Ajuda", com informações de suporte para os clientes.
- O aplicativo precisa estar assinado digitalmente antes da submissão (veja como assinar aqui).
- Informar previamente todas as URLs externas utilizadas no aplicativo para que o time de Telecom do PagBank possa configurá-las internamente no firewall. Os chips de conexão para uso na smart não possuem APNs Publicas por questões de segurança.
- Apenas arquivos
.apk
são aceitos. Outros formatos, como.aab
não são compatíveis. - Ao submeter o aplicativo na Loja PagBank, é necessário preencher os seguintes campos corretamente:
- Screenshots
- Tela de login
- Tela principal
- Tela das funcionalidades
- Descrição (Description)
- Detalhar as funcionalidades do aplicativo e seu propósito.
- Notas da versão (Release Notes)
- Listar as novidades da versão enviada, em formato de tópicos:
- O que há de novo?
- Correções aplicadas.
- Listar as novidades da versão enviada, em formato de tópicos:
- Imagem de destaque (Featured Image)
- Deve ser a tela principal do aplicativo.
- Screenshots
O que não é permitido nos aplicativos
- Uso do nome "PagBank" ou "PagSeguro" no nome do app ou no package name.
- Exibição de logotipos do PagBank ou de concorrentes.
- Conteúdo inapropriado (imagens ou palavras inadequadas).
- Uso do Google Play Services, pois ele não está disponível nos terminais PagBank. Funções como Play Services Location e Push Notifications não funcionarão.
- Integração com concorrentes diretos ou indiretos do PagBank (bancos, adquirentes, subadquirentes e wallets).
Guia de segurança para integradores
Todas as orientações de seguraça para integradores está disponível na página Guia de segurança para integradores.
Pontos importantes para homologação
- O vídeo de homologação deve exibir a versão do aplicativo e o comprovante completo da transação.
- O valor da transação deve estar sempre visível e legível durante o fluxo de pagamento.
- A aplicação deve exibir os códigos de erro
errorCode
emessage
de forma clara ao final do fluxo de venda.
- O aplicativo não pode estar em fase de testes (exemplo: versões Beta ou "Em Desenvolvimento" não serão aceitas).
- O aplicativo deve conter uma documentação completa, incluindo todos os fluxos de telas e informações detalhadas sobre suas funcionalidades.
- Recomendamos que os aplicativos integradores utilizem ferramentas de monitoramento e análise de desempenho, como Firebase Crashlytics e Firebase Analytics. Essas soluções fornecem maior estabilidade e insights sobre o comportamento do usuário. Além de auxiliar na identificação de falhas e otimização contínua do aplicativo com base em informações concretas.
- É obrigatório informar quais periféricos e funcionalidades o aplicativo utilizará. Como por exemplo:
- NFC
- Câmera
- Reboot
- Impressão livre
- Impressora USB
- Leitor de código de barras
Guia de utilização do PlugPagService Wrapper
Todas as instruções de utilização do PlugPagService Wrapper estão disponíveis na página PlugPagService Wrapper.
Suporte SmartPOS
Caso você necessite de um suporte adicional em alguma das fases de desenvolvimento e integração da sua aplicação, utilize o formulário abaixo para requisitar suporte ao time PagBank. Você estará dando o primeiro passo para se tornar nosso parceiro.
Updated 20 days ago