Integrando Prestashop com PagBank
Com o módulo PagBank, sua loja PrestaShop se conecta de forma completa à principal solução de pagamentos do Brasil. Desenvolvido com os rigorosos padrões de segurança do PCI DSS e alinhado às melhores práticas da PrestaShop, o módulo garante proteção dos dados e um checkout ágil e intuitivo para seus clientes. Acesse nosso repositório oficial no GitHub, baixe o módulo PagBank e impulsione suas vendas com a melhor solução do mercado!
Compatibilidade
- Este módulo não utiliza Override.
- Compatível com PrestaShop 1.6.x, 1.7.x e 8.x.
- Compatível com PHP 5.2.0 ao 8.3.10.
- Desenvolvido, testado e homologado com base na API v.4 do PagBank.
- Requer a biblioteca cURL ativa na hospedagem.
- Obrigatório o uso de certificado SSL com o protocolo TLS 1.2 ou superior.
Instalação ou Atualização
Para realizar a instalação do módulo PagBank, você precisará enviar o arquivo pagbank.zip
. Para realizar essa operação, siga os passos a seguir:
- Acesse o repositório do módulo no GitHub.
- Faça o download dos arquivos. Para isso, clique em Code e depois selecione a opção Download Zip.
- Após fazer o download, descompacte o arquivo em seu computador e verifique se dentro da pasta de arquivos descompactados está o arquivo
pagbank.zip
. - Localizando o arquivo
pagbank.zip
, acesse o painel admin da sua loja e navegue até Módulos > Gerenciador de Módulos. - Clique em Enviar um módulo e selecione o arquivo
pagbank.zip
baixado anteriormente.

Ao finalizar os passos descritos acima o novo módulo estará instalado.
Otimize sua loja
Sempre que você instalar ou atualizar o módulo, acesse a tab Parâmetros Avançados > Desempenho e clique em Limpar Cache. Isso irá garantir que todos os arquivos sejam atualizados no cache da PrestaShop.
Ao atualizar o módulo não é preciso refazer a Configuração de Cadastro/Adesão App, durante a atualização as configurações salvas no módulo são preservadas.
Configuração
1- Cadastro/Adesão App
O cadastramento no App é o primeiro passo para tornar a sua integração funcional. São três opções disponíveis para cadastro:
- App D14
- App D30
- App Tax

Para iniciar o processo de adesão, clique em Cadastrar e prossiga com o passo-a-passo indicado.

2- Configurações do App
Após se cadastrar no(s) App(s) desejado(s), marque a opção Ambiente de Produção como SIM e no campo Tipo de Credencial selecione qual App deve validar e processar os pagamentos.

3 - Pagamento via Cartão de Crédito
Marque a opção Cartão de Crédito como SIM para ativar o meio de pagamento.

Na opção Compra com 1 Click, o cliente poderá salvar o Cartão de Crédito para futuras compras. O Cartão é criptografado e armazenado pelo PagBank através do processo de Tokenização.

4- Pagamento via Cartão de Crédito com Google Pay
Marque a opção Google Pay como SIM para ativar o meio de pagamento.

Para aderir ao Google Pay e obter o seu Google Merchant ID é preciso ter uma conta do tipo Bussiness que pode ser criada gratuitamente junto ao Google. Se você já tem uma conta ou deseja criar uma basta acessar o endereço abaixo e seguir as orientações de cadastro: https://pay.google.com/business/console/
.
Ao acessar o Google Pay navegue até o menu Perfil da Empresa e localize as seções Business identity e Business information para conferir se há alguma informação pendente em seu cadastro.

Após o envio a aprovação pode levar até 1 dia útil mas geralmente é concluída dentro de alguns minutos.
Em seguida navegue até o menu Api Google Pay, clique em Começar e aceite os termos de serviço.

Após aceitar os termos role a página até a seção Integrate with your website e clique em + Add website.

Na seção Your website em Website URL informe a url da sua loja virtual. Na seção Your Google Pay API integration type em Tipo de Integração escolha a opção Gateway.

Na seção Screenshots of your buyflow você precisará tirar prints das etapas do seu fluxo compras. Os prints necessários são:
- Item selection: Tela da página do Produto.
- Pre-purchase screen: Tela da página do Carrinho de compras com um produto adicionado.
- Payment method screen: Tela da página de checkout com as opções de pagamento disponíveis.
- Google Pay API payment screen: Tela de checkout com a opção do Google Pay selecionada junto com o popup de seleção do cartão.
- Post-purchase screen: Tela de confirmação do pedido/pagamento.

Para enviar o print Post-purchase screen você precisará criar um pedido em modo SandBox. Para isso marque a opção Ambiente de Produção como SandBox / NÃO e habilite a opção Pedido Demo como SIM.

Após enviar os prints e clicar em Salvar, role a página até o topo e localize Web integration e marque as três opções de conformidade e clique em Submit for approval.

- A aprovação pode levar até 1 dia útil e você será notificado por email pelo Google.
- Durante este período, você pode desativar o pagamento via Google Pay. Quando aprovado, basta reativar a opção Google Pay como SIM, mudar o Ambiente de Produção para Produção / SIM e Pedido Demo como NÃO e salvar.
5- Configurações de Pagamento via Cartão de Crédito
Você tem a opção de configurar o seguinte:
- Quantidade máxima de parcelas: selecione de 1 a 12 parcelas. Ao selecionar um, você estará definindo que aceitará apenas pagamentos à vista.
- Quantidade de parcelas sem juros.
- Valor da parcela mínima: define o valor mínimo da parcela aceita pela loja.
- Comportamento da parcela mínima: define o comportamento do checkout caso o valor da parcela seja inferior ao mínimo.

- Tipo de Captura: Escolha entre captura automática ou manual (pré-autorização).
- Captura Automática: o valor total da transação é debitado imediatamente.
- Captura Manual (Pré-autorização): o valor fica reservado no cartão de crédito, até que você decida capturar um valor parcial ou total. Com o pedido gerado na loja com o status de Pagamento Autorizado, acesse o histórico do pedido e informe um valor que deseja debitar.

6- Pagamento via PIX
Marque a opção PIX como SIM para ativar o meio de pagamento. Configure o Prazo limite de pagamento via PIX. O padrão é 30 minutos.

Não esqueça de configurar a Tarefa Cron para o cancelamento do PIX.
7 - Pagamento via Boleto Bancário
Marque a opção Boleto Bancário como SIM para ativar o meio de pagamento. Configure o Prazo de vencimento do boleto (O padrão é 2 dias) e o Texto descritivo para o boleto.

Não esqueça de configurar a Tarefa Cron para o cancelamento do Boleto.
8 - Pagamento via Pagar com PagBank (Wallet)
Marque a opção Pagar com PagBank como SIM para ativar o meio de pagamento. Nesta opção, o cliente poderá pagar com saldo em conta ou cartão de crédito salvo no app PagBank.

Limitações
- Não esqueça de configurar a Tarefa Cron para o cancelamento do pagamento via Pagar com PagBank.
- Não é possível especificar o prazo de expiração do qrcode/link, o padrão é de 24hs.
- Não é possível oferecer desconto no pagamento à vista.
- Não há suporte para pré-autorização.
- Não é possível restringir a opção de pagamento entre saldo e cartão.
9 - Opções de Descontos
Você tem a opção de escolher entre descontos de valor fixo ou percentuais. Além disso, pode escolher a quais meios de pagamento esse desconto será aplicado:
- Desconto no Cartão de Crédito (1x).
- Desconto no Cartão de Crédito com Google Pay (1x).
- Desconto no Boleto Bancário.
- Desconto no Pix.

No Cartão de Crédito e Google Pay o desconto é calculado e exibido na primeira parcela. A opção de desconto não está disponível na modalidade Pagar com PagBank.
10- Mapeamento de Status
Para facilitar o gerenciamento, você pode mapear os status dos pedidos. Crie status customizados em Compras > Status e depois acesse a configuração do módulo para fazer a associação. Os Status disponíveis são:
- Pagamento Aceito
- Pagamento Autorizado
- Pedido Cancelado
- Pedido Estornado
- Pagamento em Análise
- Aguardando Pagamento

11- Debug & Logs
- Exibir parâmetros no Console do navegador?: Marque como SIM para análise técnica aprofundada ou para identificar conflitos de JavaScript.
- Gerar LOGs completos?: Marque como SIM para que o módulo registre a comunicação entre sua loja e o PagBank.
- Apagar tabelas do banco?: Deve permanecer sempre desativada. Marque como SIM apenas se desejar desinstalar o módulo e remover completamente todas as informações vinculadas.
Utilize a função apagar tabelas do banco com cautela
Com esta opção ativa todos os registros de transações e logs serão completamente removidos do Banco de Dados. Este recurso serve para evitar a perda de dados ao desinstalar o módulo por acidente.

Para visualizar os registros de Logs acesse PagBank > PagBank - Logs e clique em Ver.

Otimize a sua loja
Sempre que você instalar ou atualiza o módulo, acesse Parâmetros Avançados > Desempenho e clique em Limpar Cache. Isso irá garantir que todos os arquivos sejam atualizados no cache da PestaShop.
O Código de Referência da transação no PagBank é composto pelo ID do Carrinho + APP utilizado + Número randômico. Exemplo:
78895.TAX.177850
.
Dados sensíveis do cliente não são armazenados em Log. Todas as transações via Cartão de Crédito são Tokenizadas e não são armazenadas em Log.
Para maiores detalhes do pedido acesse PagBank > PagBank - Transações.
12- Tarefa Cron
A Tarefa Cron serve para cancelar os pedidos que não forem pagos dentro do prazo estipulado para Boleto, Pix e Pagar com PagBank. Para configurar, entre em contato com o suporte técnico do seu servidor de hospedagem e informe as URLs geradas para a sua loja.

13 Extra - Estorno Parcial ou Total de um Pedido
No menu Compras ou Pedidos, acesse o pedido a ser estornado e localize DADOS DO PEDIDO - PAGBANK. Ao clicar em Estornar Transação no PagBank, o módulo transmitirá a requisição em tempo real para o PagBank.

Após o estorno, o pedido receberá uma notificação para a troca de status. Pedidos com estorno Total recebem o status mapeado como Cancelado e para estorno Parcial recebe o status mapeado como Estornado. Para mais detalhes, acesse sua conta no PagBank, no menu Extratos e Relatórios.
Só é possível realizar o estorno se o pedido estiver em um destes status:
- Aprovada
- Em análise
- Em disputa
Updated 11 days ago