Retentativas

Após um pagamento ser recusado em uma fatura, o sistema de Pagamentos Recorrentes do PagBank oferece a opção de realizar novas tentativas de cobrança automaticamente. Esta facilidade visa proporcionar uma experiência mais flexível e conveniente para os usuários na gestão de transações financeiras.

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Métodos de pagamento aceitos

Retentativas de cobrança automática são configuráveis apenas para o método de pagamento cartão de crédito.

Configuração de Retentativas Automáticas

Atualmente, é possível configurar até 3 retentativas automáticas como padrão. A personalização dessas retentativas é realizada especificando os intervalos de cobrança em dias. Os intervalos permitidos são: 1, 3, 5 ou 7 dias. Ou seja, você escolhe o número de dias que o sistema deve esperar para realizar uma nova tentativa.

Você ainda pode definir a ação que será executado em caso de todas as retentativas falharem. Nesse caso você pode optar por suspender (SUSPEND) ou cancelar (CANCEL) a assinatura. Caso essa configuração não seja informada, por padrão o PagBank utilizará a opção cancelar (CANCEL).

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Ação manual

Você pode utilizar o endpoint Retentativa de Cobrança Manual para realizar uma nova tentativa de pagamento de forma manual.

Essa opção só está disponível se ainda existirem retentativas automáticas agendadas.

Exemplo de utilização

Suponha que ocorreu um contratempo ou erro na cobrança do seu cliente em 16/01, e você deseja configurar novas retentativas em intervalos de 3, 5 e 7 dias. A configuração seria a seguinte:

  • first_try = 3: A primeira tentativa ocorrerá em 19/01, três dias após a data da cobrança da fatura.
  • second_try = 5: A primeira tentativa ocorrerá em 24/01, cinco dias após a primeira retentativa de pagamento.
  • third_try= 7: A primeira tentativa ocorrerá em 31/01, sete dias após a segunda retentativa de pagamento.

Retentativas Manuais

A funcionalidade de Retentativa Manual de Cobrança permite que você faça uma nova tentativa de cobrança manualmente de uma fatura associada a uma assinatura que esteja atrasada ou com uma ação pendente. Esta opção só estará disponível se houver uma retentativa automática agendada para a fatura em questão. Ao utilizar esta opção, a retentativa automática agendada será antecipada.

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Limite de tentativas

Somente é permitido realizar uma tentativa de cobrança manual ao dia para cada assinatura.

Para assinaturas que tiverem um pagamento negado com o motivo NÃO TENTE NOVAMENTE, o status da assinatura será alterado para PENDING_ACTION. Nessas situações, não haverá retentativas automáticas. Para resolver essa situação, é necessário informar um novo cartão válido. Após isso, uma nova retentativa de cobrança poderá ser feita manualmente, desde que ainda existam retentativas automáticas agendadas restantes.

Endpoints

A API de Pagamentos recorrentes do PagBank fornece os seguintes endpoints para que você configure as retentativas de pagamento automáticas:

  • Consultar Retentativas: Obtenha detalhes sobre as configurações de retentativas automáticas.
  • Alterar Retentativas: Modifique as configurações de retentativas automáticas para as suas assinaturas, ajustando os intervalos e as ações finais desejadas.
  • Retentativa de Cobrança Manual : Realize uma nova tentativa de cobrança manualmente de uma assinatura atrasada ou que tenha ações pendentes.