Módulo 1.6.x , 1.7.x e 8.x
Através do módulo PagBank, proporcionamos uma integração completa da sua loja PrestaShop com a principal solução de pagamentos no Brasil.
Nosso módulo foi criado seguindo os rigorosos padrões de segurança do PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão), juntamente com as melhores práticas de desenvolvimento recomendadas pela PrestaShop. Isso garante não apenas a segurança dos dados, mas também simplifica e agiliza o processo de checkout para os seus clientes
Enquete
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Novo módulo
O módulo PagSeguroPro foi descontinuado. Ele foi substituído pelo novo módulo PagBank.
Para atualizar o módulo em sua loja, você deve:
- Instalar o novo módulo PagBank.
- Desativar o módulo PagSeguroPro que foi descontinuado.
Você encontra mais informações sobre o processo de instalação nas próximas seções desta página. A imagem abaixo apresenta o dashboard após instalar o novo módulo e desabilitar o módulo descontinuado.
Compatibilidade
A seguir, você encontra uma lista das características de compatibilidade do novo módulo PagBank.
- Este módulo não utiliza Override.
- Compatível com PrestaShop 1.6.x, 1.7.x e 8.x.
- Compatível com PHP 5.2.0 ao 8.1.18.
- Desenvolvido, testado e homologado com base na API v.4 do PagBank.
- Requer a biblioteca cURL ativa na hospedagem.
- Obrigatório o uso de certificado SSL com o protocolo TLS 1.2 ou superior.
Instalação
Para realizar a instalação do módulo PagBank, você precisará enviar o arquivo pagbank.zip. Para realizar essa operação, siga os passos a seguir:
- Acesse o repositório do módulo no GitHub.
- Faça o download dos arquivos. Para isso, clique em Code e depois selecione a opção Download Zip.
- Após fazer o download, descompacte o arquivo em seu computador e verifique se dentro da pasta de arquivos descompactados está o arquivo pagbank.zip.
- Após ter o arquivo em pagbank.zip, você deve acessar o dashboard da sua conta PrestaShop e navegar até Módulos → Gerenciador de Módulos.
- Clique em Enviar um módulo e selecione o arquivo pagbank.zip baixado anteriormente.
Ao finalizar os passos descritos acima o novo módulo estará instalado.
Otimize a sua aplicação
Sempre que você instalar ou atualizar o módulo, acesse Parâmetros Avançados -> Desempenho e clique em Limpar Cache. Isso irá garantir que todos os arquivos sejam atualizados no cache da PrestaShop.
Configuração
O processo de configuração do módulo envolve 6 passos principais e um passo complementar e não obrigatório. Esses passos são:
- Cadastro e adesão do App
- Configuração do App
- Configuração de meios de pagamento
- Mapeamento de status de pedidos
- Debug & Logs
- Tarefa CRON
- Estorno parcial ou total de pedidos (passo extra não obrigatório)
Cada uma dessas etapas é detalhada nas seções abaixo.
1. Cadastro e adesão do App
O cadastramento no App é o primeiro passo para tornar a sua integração funcional. Para isso, você deve acessar Módulos → Gerenciar Módulos, buscar pelo módulo PagBank e clicar no botão Configurar.
Existem três opções disponíveis para cadastro, as quais diferem nas taxas cobrados e períodos de recebimento:
- App D14
- App D30
- App Tax
Ao acessar a página de configuração você terá acesso às informações atualizadas. A imagem abaixo é um exemplo da interface que você utilizará para fazer a escolha entre as opções disponíveis.
Para iniciar o processo de adesão, clique em Cadastrar e prossiga com o passo-a-passo indicado.
2. Configurações do App
Após realizar o cadastro, ative o toogle associado a opção Ambiente de Produção. No campo Tipo de Credencial, selecione qual App deve validar e processar os pagamentos.
3. Configurações de pagamento
O módulo PagBank disponibiliza três opções de meio de pagamento que você pode configurar e oferecer aos seus clientes:
- Cartão de Crédito (+30 bandeiras)
- Boleto Bancário
- Pix
Além das opções de meios de pagamento, você também pode configurar descontos para as cobranças.
Ao acessar a página de configuração do módulo e navegar até a seção Configurações de Pagamento, você pode habilitar essas opções de forma individual. No entanto, cada meio de pagamento possui configurações adicionais que precisam ser especificadas. Essas configurações são apresentadas a seguir.
3.1. Cartão de Crédito
Para disponibilizar a opção de pagar com Cartão de Crédito aos seus clientes, você deve navegar até a seção de Configurações de Pagamento e mudar a opção Cartão de Crédito para Sim. Ao fazer isso, as opções de configurações desse método de pagamento serão apresentadas. A seguir você encontra a lista de configurações disponíveis com algumas dicas para sua configuração:- Quantidade máxima de parcelas: selecione 1 para pagamentos à vista ou de 2 até 12 parcelas para que pagamentos parcelados sejam aceitos.
- Quantidade de parcelas sem juros.
- Valor da parcela mínima: define o valor mínimo da parcela aceita pela loja no momento do parcelamento da compra.
- Comportamento da parcela mínima: define o comportamento do checkout caso o valor da parcela seja inferior ao valor estabelecido para o valor da parcela mínima.
- Compra com 1 Click: dá ao cliente a opção de salvar o Cartão de Crédito para futuras compras. O Cartão é criptografado e armazenado pelo PagBank através do processo de Tokenização.
3.2. Boleto Bancário
Para disponibilizar a opção de pagar com Boleto Bancário aos seus clientes, você deve navegar até a seção de Configurações de Pagamento e mudar a opção Boleto Bancário para Sim. Ao fazer isso, as opções de configurações desse método de pagamento serão apresentadas. A seguir você encontra a lista de configurações disponíveis com algumas dicas para sua configuração:
- Prazo de vencimento do boleto: define a validade do Boleto após a sua geração. O padrão é de 2 dias.
- Texto descritivo para o boleto: forneça um texto a ser inserido no Boleto.
Ao configurar a opção de Boleto Bancário, você precisa configurar a Tarefa Cron para o cancelamento do Boleto após seu vencimento.
3.3. PIX
Para disponibilizar a opção de pagar com PIX aos seus clientes, você deve navegar até a seção de Configurações de Pagamento e mudar a opção PIX para Sim. Ao fazer isso, as opções de configurações desse método de pagamento serão apresentadas.
O método PIX permite que você configure apenas a opção do Prazo limite de pagamento via PIX, que irá definir o tempo para a expiração dessa opção de pagamento. Por padrão, esse valor é de 30 minutos.
Ao configurar a opção do PIX, você precisa configurar a Tarefa Cron para o cancelamento do PIX após seu vencimento.
3.4. Opções de Descontos
Para configurar as opções de desconto, você deve navegar até a seção de Configurações de Pagamento e selecionar o tipo de desconto que deseja aplicas às transações. Você tem a opção de escolher entre:
- Descontos de valor fixo. Nesse caso você irá definir um valor em reais a ser aplicado a todas as compras.
- Descontos percentuais. Estipule um valor percentual de desconto que será aplicado a todas as compras.
Além de definir o tipo e o montante do desconto, você tem a opção de escolher a quais meios de pagamento esse desconto será aplicado. Para isso, você deve ativar as opções desejadas dentre:
- Desconto no Cartão de Crédito (1x). No Cartão e Crédito o desconto é calculado e exibido na primeira parcela.
- Desconto no Boleto Bancário.
- Desconto no Pix.
4. Mapeamento de status de pedidos
Para facilitar o gerenciamento do pedido disponibilizamos a opção de mapeamento de status. Desta forma você poderá criar status customizados para atender as suas demandas.
Para criar novos status, você deve acessar o menu Compras e depois selecionar a opção Status.
Após criar os status conforme as suas necessidades, você pode acessar a página de configuração do módulo e na seção Status de Pedido - Mapeamento, você irá realizar o mapeamento dos status criados com os status padrão do sistema. Os status padrão se relacionam com as seguintes condições:
- Pagamento Autorizado
- Pedido Cancelado
- Pedido Estornado
- Pagamento em Análise
- Aguardando Pagamento
5. Debug & Logs
Dependendo do problema que você está enfrentando, uma ação diferente deve ser realizada. Nesta seção são apresentadas as opções que você pode utilizar para encontrar e resolver problemas.
Para acessar as opções apresentadas, abra a página de configuração do módulo e navegue até a seção Debug & Logs.
5.1. Debug para soluções de problemas
Para uma análise técnica mais aprofundada, a fim auxiliar no desenvolvimento ou identificar eventuais conflitos de JavaScript na loja virtual, marque a opção Exibir parâmetros no Console do navegador? como Sim.
Otimize o seu sistema
Sempre que você instalar ou atualizar o módulo, acesse a tab Parâmetros Avançados -> Desempenho e clique em Limpar Cache. Isso irá garantir que todos os arquivos sejam atualizados no cache da PrestaShop.`
5.2. Registro de transações e gerenciamento de Logs
Para ter acesso aos Logs, você primeiro deve ativar a opção Gerar LOGs completos?, selecionando a opção Sim. Assim, o módulo irá registrar tudo o que é enviado e recebido entre a sua loja e o PagBank.
Para visualizar os registros de Logs acesse PagBank → PagBank → Logs, clique em Ver para analisar os detalhes do que foi enviado e recebido entre a sua loja e o PagBank.
Código de Referência
O Código de Referência da transação no PagBank é composto pelo ID do Carrinho + APP utilizado + Número randômico.
Exemplo de Código de Referência:78895.TAX.177850
.
Proteção dos dados
Dados sensíveis do cliente como endereço, nome e sobrenome ou razão social, cpf/cnpj e telefone não são armazenados em Log.
Todas as transações via Cartão de Crédito são Tokenizadas e também não são armazenadas em Log.
Para maiores detalhes a respeito do pedido, você deve acessar PagBank → PagBank → Transações. Depois clique em Ver. As mesmas informações também estão disponíveis no histórico do pedido, que apresenta os dados atualizados em tempo real das interações entre a sua loja e o PagBank.
### 5.3. Limpeza do Banco de Dados
A opção Apagar tabelas do banco? disponível na seção de Debug & Logs deve permanecer sempre desativada. Você irá ativar essa opção, marcando a opção como Sim, apenas se você desejar desinstalar o módulo.
Utilize esse recurso com cautela.
Ativando esta opção, todos os registros de transações, incluindo informações básicas como ID do pedido na loja e no PagBank, ID do cliente, ID do carrinho, etc., e especialmente os registros de Logs, que contêm detalhes técnicos da comunicação entre a loja e a API do PagBank, serão completamente removidos do banco de dados da sua loja.
Este recurso serve para evitar a perda de dados ao desinstalar o módulo por acidente ou durante uma atualização da própria loja.
6. Tarefa CRON
A tarefa Cron desempenha um papel crucial, cancelando automaticamente os pedidos não pagos dentro do prazo estabelecido para Boletos Bancários e PIX, além de auxiliar no gerenciamento de estoque. Para configurá-la, entre em contato com o suporte técnico do seu provedor de hospedagem e forneça as URLs específicas geradas para a sua loja.
## 7. Estorno parcial ou total de um pedido
Para realizar o estorno, seja parcial ou total, você deve acessar a aba Pedidos e selecionar o pedido que precisa ser estornado. Depois de acessar a página do pedido desejado, role a página até localizar a opção DADOS DO PEDIDO (PAGBANK). Para realizar o estorno, você deve clicar em Estornar Transação no PagBank. Como resultado, o módulo transmitirá a requisição de estorno ao PagBank.
Após realizar o estorno, dentro de alguns segundos, o pedido receberá uma notificação para a troca de status. Pedidos com estorno total recebem o status mapeado como Cancelado, quanto que para estorno parcial recebem o status mapeado como Estornado.
Para mais informações sobre o pedido estornado, acesse a sua conta no PagBank. No menu, selecione Extratos e Relatórios → Extrato de Transações. Ao acessar a transação, role a página para localizar Extrato de movimentações da transação.
Condições para realizar o estorno
Só é possível realizar o estorno se o pedido estiver em um destes status:
- Aprovada
- Em análise
- Em disputa
Updated 8 months ago