Recebendo mudanças de status
O PagSeguro poderá enviar notificações via webhook para ambiente do Vendedor sempre que um evento (uma mudança de status de transação) acontecer, possibilitando a automação dos processos de gestão de vendas.
Nossa nova plataforma está em evolução continua e nesse momento nossas notificação são enviadas em dois formatos diferentes dependendo do contexto da operação, separamos da seguinte forma:
Eventos transacionais
As notificações serão enviadas num novo formato (JSON
). A principal característica é que o conteúdo chegará integralmente ao sistema do Vendedor, como se estivesse consultando nossos sistemas.
Eventos pós-transacionais
As notificações serão enviadas num formato e padrão (XML
) já utilizado pelo PagSeguro em outros produtos mais antigos. Sua principal característica é que o Vendedor receberá apenas um tipo de notificação e um identificador dessa notificação, necessitando que seja efetuada uma consulta no sistema do PagSeguro para que se tenha acesso ao conteúdo.
Eventos transacionais
Para receber notificações via webhook utilizando a API de Cobrança é necessário enviar no payload da cobrança o campo opcional notification_urls
. Dessa forma, sempre que ocorrer um evento nessa transação, o PagSeguro enviará as notificações para a URL de destino (método POST).
Cartão de crédito
AUTHORIZED
PAID
DECLINED
CANCELED
Boleto bancário
WAITING
PAID
CANCELED
WEBHOOK = RESPONSE
Por padrão nossos webhooks possuem o mesmo payload (formato e conteúdo) do response síncrono das requisições das APIs na nova plataforma.
Confirmando autenticidade da notificação
Para se certificar de que as notificações enviadas são de propriedade e origem do PagSeguro, e que o conteúdo não foi manipulado ou sofreu nenhuma intervenção externa, será necessário efetuar uma confirmação de autenticidade. Com isso, garantiremos a integridade das notificações recebidas pelo sistema do Vendedor.
Veja como fazer essa confirmação de autenticidade usando SHA256 aqui.
Eventos pós-transacionais
Cartão de crédito e Boleto bancário
Disponível
- Este status indica que o valor da transação está disponível para saqueDevolvida
- O valor da transação foi devolvido para o compradorCancelada
- A transação foi cancelada sem ter sido finalizada. Quando o comprador opta por pagar com boleto bancário e não finaliza o pagamento, a transação assume este statusRetenção temporária
- O comprador abriu uma solicitação de chargeback junto à operadora de cartão de crédito
ATENÇÃO
No momento, eventos de pós-transação (disponibilização de saldo, chargebacks e cancelamentos) serão enviados para a mesma URL, mas em outro formato, veja aqui os detalhes desse formato.
Updated 7 months ago