Cancelando um pagamento
Através desse recurso devolva o valor pago ao comprador independentemente da forma de pagamento, desde que essa cobrança seja passível de devolução. Veja quais os cenários disponíveis para devolução/reembolso:
Cartão de Crédito
Cobranças nos seguintes status:
AUTHORIZED
PAID
Boleto, Pix e Cartão de Débito
Cobranças nos seguintes status:
PAID
Esse recurso é ideal para quem:
- Teve algum desacordo comercial e precisa devolver o valor pago ao comprador de forma integral ou parcial;
Por padrão uma devolução de uma cobrança paga com cartão de crédito será feita de forma a restituir o valor nas próximas faturas de cartão.
Prazo máximo de 350 dias para devolução de uma cobrança com cartão de crédito, cartão de débito e boleto após sua autorização, ou seja status (
PAID
).
Prazo máximo de 180 dias para devolução de uma cobrança com cartão de débito da bandeira Mastercard, após sua autorização, ou seja status (
PAID
).
Prazo máximo de 90 dias para devolução de uma cobrança com Pix, após sua autorização, ou seja status (
PAID
).
Por padrão uma devolução de uma cobrança paga com boleto será feita de forma a creditar saldo em conta PagSeguro. Caso o comprador não possua uma conta, ele receberá um e-mail com as instruções de criação de conta.
Caso seja feita a devolução de uma cobrança com cartão de crédito no status autorizada (
AUTHORIZED
) o valor será restituído imediatamente na fatura do cartão do cliente. Além disso, nesse mesmo status, a devolução poderá ser feita apenas de forma integral (e não parcial).
A devolução de uma cobrança paga com Pix será estornada na conta utilizada para o pagamento.
Você poderá fazer a devolução de uma cobrança com cartão de crédito, cartão de débito, boleto ou Pix no status pago (
PAID
) no valor total ou parcial, e mais de uma vez até completar o valor total.
O prazo máximo para devolução de uma cobrança no status pago (
PAID
) no cartão depende do fechamento da fatura do portador do cartão. Em média, demora de uma a duas faturas. No boleto, o prazo máximo para que o valor esteja em conta PagSeguro é de até 2 dias úteis.
Caso seja feita a devolução de uma cobrança com cartão de crédito, cartão de débito, boleto ou Pix no status pago (
PAID
) de forma parcial o status dessa cobrança não mudará até ter o valor total devolvido. Quando atingido o valor total de devolução, o status da cobrança mudará para cancelado (CANCELED
).
Updated 12 months ago