Em casos de chargeback, o valor é integralmente debitado do primário, que também detém a exclusividade para solicitar o cancelamento da transação. Se o primário deseja recuperar o valor do chargeback, é fundamental indicar no momento da criação do pedido com divisão de pagamento o recebedor secundário responsável por repassar este valor.
O valor de um chargeback só pode ser recuperado de um secundário.
Regras de repasse de chargeback para um secundário
Para repassar a cobrança do chargeback para um secundário, é preciso informar um campo no payload dentro da sessão do Split no objeto splits.receivers.configurations.chargeback.charge_transfer.percentage
e as regras de utilização são:
- A informação sobre o secundário é opcional e deve ser fornecida se houver necessidade de repasse da cobrança do chargeback.
- Caso não forneça as informações do secundário, o valor do chargeback será debitado do primário da transação.
- Mesmo que o secundário seja fornecido, o valor do chargeback é inicialmente debitado do primário da transação e em seguida, é criado um repasse, que devolve o valor ao primário após debitá-lo do secundário.
- Se utilizada, essa informação deve ser declarada para todos os recebedores. No entanto, apenas um recebedor deve ter o valor "100" (aquele que será responsável pelo repasse total do chargeback). Os demais recebedores devem obrigatoriamente ter o valor "0".
Abaixo, você encontra um exemplo de objeto enviado nó de split:
"splits":{
"method":"FIXED",
"receivers":[
{
"account":{
"id":"ACCO_12345"
},
"amount":{
"value":6000
},
"configurations":{
"chargeback":{
"charge_transfer":{
"percentage":100
}
}
}
},
{
"account":{
"id":"ACCO_67890"
},
"amount":{
"value":4000
},
"configurations":{
"chargeback":{
"charge_transfer":{
"percentage":0
}
}
}
}
]
}