Você define a opção de divisão do pagamento ao escolher a forma de pagamento. Portanto, existem duas formas de utilizar a divisão do pagamento:
- Crie o pedido e depois defina as configurações de divisão ao realizar o pagamento utilizando o endpoint Pagar o pedido.
- Defina as configurações de divisão de pagamento ao criar e pagar o pedido utilizando apenas uma requisição.
Métodos de pagamento disponíveis
Os meios de pagamento disponíveis para a divisão de um pagamento são: boleto, cartão de crédito e Pix.
Para mais detalhes sobre as opções de criação e pagamento de pedidos disponíveis acesse a página de Introdução a API de Pedidos ou verifique os exemplos de Casos de Uso.
Divisão fixa ou percentual
A funcionalidade de divisão do pagamento do PagBank possibilita que a divisão seja realizada de duas formas:
FIXED
: No caso da divisão fixa, você deve fornecer os montantes que cada uma das partes deve receber. Os valores são definidos em centavos e a soma deve ser igual ao montante total da operação, do contrário, um erro será gerado.PERCENTAGE
: Permite que a divisão do valor da transação seja feita com base em percentuais. Para isso, você deve informar o percentual (value
) que cada parte receberá do total. A soma de todos os percentuais deve ser exatamente igual a100
. É possível utilizar números com casas decimais, como"value": 52.50
, para representar frações percentuais.
Transações primárias e secundárias
Quando a opção de divisão do pagamento for utilizada será gerada um número de transações igual ao número de recebedores informados. Dentre essas transações, sempre existirá uma transação primária, relacionada ao usuário PagBank que fez a requisição do pagamento, e transações secundárias, relacionadas ao pagamento dos demais participantes. A identificações das transações é fornecida quando você executa uma consulta da divisão do pagamento utilizando o endpoint Consultar divisão do pagamento.
Em nossa funcionalidade de divisão de pagamentos, permitimos que o integrador tenha como valor de recebimento líquido igual a zero. Para isso, somente se faz necessário que os valores do integrador declarados na requisição de Taxas e Tarifas somados sejam do mesmo montante do seu valor de recebimento bruto. Isto permite que haja maior flexibilidade no modelo de negócio que o integrador possui com seus vendedores.