Passo-a-passo - Cobrando com Boleto

1. Primeiro passo: Criar uma Cobrança

Você deve integrar seu sistema com a Charge API usando o recurso /charges informando a forma de pagamento BOLETO no parâmetro payment_method.type além do objeto boleto contendo as informações necessárias para emissão do Boleto que também será registrado junto a CIP e banco emissor, veja a seguir exemplo de dados requeridos:

  • Nome do pagador;
  • Identidade (CPF/CNPJ);
  • Email;
  • Endereço completo de cobrança;

Veja abaixo um exemplo básico de uso:

{ "reference_id": "ex-00001", "description": "Motivo da cobrança", "amount": { "value": 1000, "currency": "BRL" }, "payment_method": { "type": "BOLETO", "boleto": { "due_date": "2019-05-08", "instruction_lines": { "line_1": "Pagamento processado para DESC Fatura", "line_2": "Via PagSeguro" }, "holder": { "name": "Jose da Silva", "tax_id": "22222222222", "email": "jose@email.com", "address": { "country": "Brasil", "region": "São Paulo", "region_code": "SP", "city": "Sao Paulo", "postal_code": "01452002", "street": "Avenida Brigadeiro Faria Lima", "number": "1384", "locality": "Pinheiros" } } } }, "notification_urls": [ "https://yourserver.com/nas_ecommerce/277be731-3b7c-4dac-8c4e-4c3f4a1fdc46/" ] }

Após a criação da sua cobrança no modelo mais básico você podem acontecer dois comportamentos diferentes: uma autorização ou uma recusa (negada). Veja abaixo o que isso significa:

Cobrança Criada
Uma cobrança criada no contexto usando forma de pagamento Boleto nada mais é do que o PagSeguro emitindo e registrando o Boleto para que o comprador possa realizar o pagamento. Nesse caso você irá receber o status WAITING, isso indica que o boleto foi gerado e registrado com sucesso e está pronto para pagamento.

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Referência API

Para detalhes de todos os parâmetros disponíveis nesse recurso consulte nossa Referência API do recurso Cobrança aqui.

Abaixo você encontra um exemplo de Boleto emitido, ou seja status WAITING .

{ "id": "CHAR_D32A01A9-92A6-4755-B21D-7B6A1291F7AD", "reference_id": "ex-00001", "status": "WAITING", "created_at": "2019-04-17T20:07:07.002-02", "description": "Motivo da cobrança", "amount": { "value": 1000, "currency": "BRL", "summary": { "total": 1000, "paid": 0, "refunded": 0 } }, "payment_response": { "code": 20000, "message": "SUCESSO", "reference": "071200027526" }, "payment_method": { "type": "BOLETO", "boleto": { "id": "BOLE_6EA2EB96-CD24-4956-84AB-F4558B6C2097", "barcode": "03399853012970000000200726101017777550000005100", "formatted_barcode": "03399.85301 29700.000002 00726.101017 7 77550000005100", "due_date": "2019-05-08", "instruction_lines": { "line_1": "Pagamento processado para DESC Fatura", "line_2": "Via PagSeguro" }, "holder": { "name": "Jose da Silva", "tax_id": "22222222222", "email": "jose@email.com", "address": { "country": "Brasil", "region": "São Paulo", "region_code": "SP", "city": "Sao Paulo", "postal_code": "01452002", "street": "Avenida Brigadeiro Faria Lima", "number": "1384", "locality": "Pinheiros" } } } }, "links": [ { "rel": "SELF", "href": "https://sandbox.api.pagseguro.com/charges/CHAR_D32A01A9-92A6-4755-B21D-7B6A1291F7AD", "media": "application/json", "type": "GET" }, { "rel": "CHARGE.BOLETO", "href": "https://boleto.digital-payments.pagseguro.com/058e9bf5-8468-41fe-bfae-1bb96dd42b56.pdf", "media": "application/pdf", "type": "GET" }, { "rel": "CHARGE.BOLETO", "href": "https://boleto.digital-payments.pagseguro.com/058e9bf5-8468-41fe-bfae-1bb96dd42b56.png", "media": "application/image", "type": "GET" }, { "rel": "CHARGE.CANCEL", "href": "https://sandbox.api.pagseguro.com/charges/CHAR_D32A01A9-92A6-4755-B21D-7B6A1291F7AD/cancel", "media": "application/json", "type": "POST" } ], "notification_url": [ "https://yourserver.com/nas_ecommerce/277be731-3b7c-4dac-8c4e-4c3f4a1fdc46/" ] }

2. Segundo passo: Tratar a resposta de cobrança

Nessa segunda etapa você deve tratar o retorno da API de Cobrança e dar um feedback amigável ao seu cliente, seja positivo ou negativo.

Para os casos de feedback positivo você pode:

  • Compartilhar com o cliente o link do Boleto para impressão no formato que melhor lhe atender (PNG/PDF);
  • Compartilhar com o cliente a linha digitável ou o barcode em formato que ele possa copiar e colar, facilitando o uso em seu internet banking ou aplicativo de sua instituição bancária;

Para os casos de feedback negativo você pode:

  • Possibilitar ao cliente que refaça a cobrança, seja corrigindo os dados digitados ou usando outra forma de pagamento.

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Referência API

Para detalhes de todos os parâmetros disponíveis nesse recurso consulte nossa Referência API do recurso Cobrança aqui.

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